Você está visualizando atualmente Um Raro Pomodoro

Um Raro Pomodoro

Era uma vez uma cartucheira de efeitos sonoros. Para quem não sabe, é aquele tipo de sistema cheio de botões onde cada botão gera um som curto. Útil para “programas ao vivo” ou só para brincar. Quando me empolguei com o Firefox OS, um dos apps que criei na época foi justamente uma cartucheira. Chamava-se Rarefeitos.

Anos depois eu reescrevi o software, substituí os sons e veio o Rarefeitos 2. O Rarefeitos 3 trouxe um temporizador pomodoro que tocava música de fundo. Eu o utilizei bastante na Twitch em meus sprints de atividade. O tempo de Twitch passou, mas continuei usando o Rarefeitos, mesmo o pomodoro ficando escondido num cantinho da interface.

Há alguns meses, minha esposa Adrielle sugeriu que eu tirasse a funcionalidade de cartucheira e refizesse a interface apenas como um temporizador. Assim, nasceu o Rarefocus.

O que é Pomodoro?

Trata-se de uma técnica de organização no cumprimento de atividades. Você define uma duração padrão para as tarefas e cronometra. Esse tempo associado à atividade focada em uma só tarefa (que eu chamava de quantum) é o Pomodoro desta técnica.

Tradicionalmente, você define 3 durações: o pomodoro, o intervalo e a pausa. Entre uma atividade e outra, você aplica o intervalo. A cada 4 pomodoros, você faz uma pausa. Os tempos tradicionais são 25 minutos para o pomodoro, 5 minutos para o intervalo e 15 para a pausa.

Pomodoro é uma técnica muito popular e existem diversos softwares que ajudam a aplicá-la. Você pode usá-la provido apenas de um caderno, um lápis e um temporizador de cozinha (o nome Pomodoro vem daí, é Tomate em italiano e o formato de um tomate é comum nesse tipo de temporizador).

Rarefocus, o Básico

Rarefocus é hoje um temporizador pomodoro com gerenciador de tarefas bastante flexível. Os recursos geralmente encontrados em aplicações assim ele já tem:

  • Durações Pomodoro, Intervalo e Pausa
  • Usuário pode configurar cada uma das três durações
  • Interface responsiva, enquadrando bem em celular
  • Salva configuração e lista de tarefas (por enquanto, apenas no perfil do navegador)

Rarefocus, a Raridade

Mas se o que me interessasse fossem os recursos básicos, eu teria escolhido um dos vários Pomodoros existentes, muitos também com interface web. Então, vamos para o diferencial que o Rarefocus traz:

  • Música de fundo: ele toca uma música de menos de um minuto repetida em loop, daquelas ambientes, que pelo menos nas minhas atividades ajuda a focar. São 28 músicas na versão atual e você pode configurar para ele tocar sempre uma música escolhida aleatoriamente, se quiser. Você também pode desabilitar a música a qualquer momento (sem desabilitar o som do alarme, que ainda tocará ao final da contagem)
  • Som de alarme: também é configurável. Atualmente são 8 opçoes.
  • Tema: é possível escolher o esquema de cores que mais lhe agrade. São 7 temas no momento.
  • Lista de foco: a partir da lista de tarefas, uma lista de tarefas em foco é gerada e você pode iniciar o pomodoro clicando no botão de uma delas. Nas configurações, você define o tamanho da sua lista de foco. Na tela do temporizador, há três opções de montagem da lista: as primeiras tarefas, as últimas tarefas ou tarefas aleatórias.
  • Histórico de sessão: o Rarefocus registra o início e fim de cada tarefa ou pausa, mostrando também se foi concluída ou não (isso fica na sessão, perdendo-se ao fechar o navegador ou sair da página).
  • Pausa: em situações ideais, você vai cumprir com os 25 (ou quantos você quiser entre 5 e 60) minutos da sua tarefa. No mundo real, porém, existem interrupções. Por isso, o Rarefocus tem um botão de pausa que permite parar a música e o temporizador e depois retomar de onde parou.

Rarefocus, o Futuro

Apesar de ele já estar plenamente utilizável e útil na sua versão 0.4.1, algumas funcionalidades precisam ser implementadas para ele ficar 100%:

  • Persistência: uma forma de salvar o perfil, incluindo as tarefas, em um lugar remoto, permitindo se use a ferramenta em navegadores e lugares diferentes dando continuidade à rotina. Talvez seja feito criando-se um minissistema com login e senha.
  • Notificação: ao final da tarefa seria interessante o Rarefocus poder mostrar uma notificação do sistema, que é apresentada ao usuário mesmo que ele esteja com outra janela que não a do navegador.
  • Tradução: o Rarefeitos era bilingue. O Rarefocus ainda não. Os textos estão em inglês. A meta então é implementar um sistema simples de localização que permita que ele seja traduzido para idiomas diferentes (a começar pelo nosso, claro).

Como Usar

O jeito mais recomendado e prático de usar o Rarefocus é acessando https://bardo.codeberg.page/rarefocus.

Rarefocus foi feito em JavaScript com JQuery e SpectreCSS. Você pode baixar a versão atual na página do projeto. Neste caso, mesmo sendo feito em HTML5, você precisa jogar os arquivos em algum servidor web, pois ele usa arquivos JSON.

Deixe um comentário