Você está visualizando atualmente Cordelistas em Santana

Cordelistas em Santana

Nos últimos dias 5 e 6 (conhecidos também como ontem e anteontem, não respectivamente), estive em Santana do Ipanema para o 1º Encontro de Poetas e Cordelistas, realizado na cidade pela Academia Alagoana de Literatura de Cordel.

Foi uma ótima oportunidade de ver ou rever colegas e confrades cordelistas, trocar ideias e produção. Principalmente porque a participação da turma foi bastante expressiva. No sábado todas as barraquinhas liberadas para os poetas foram ocupadas!

Infelizmente houve pouco público no evento, no que poderia ter sido um pouco melhor. Há sempre muita dificuldade em organizar esse tipo de evento literário. Como se não bastasse, ainda não saímos da Pandemia. As coisas estão melhores agora – não resolvidas – e o amanhã não se sabe, só se espera e torce.

Estavam presentes o lendário Jorge Calheiros, com sua alegria e seu cordel bem-humorado; Cícero Manoel, cada vez mais desenrolado e competente; Marcos Brandão, sempre divulgando as Proezas Nordestinas (seu canal no Youtube). A propósito, em nenhum dos meus dois momentos de fala eu me lembrei de divulgar o Cordel Arcano (canal Youtube e podcast), o eCordel (canal Twitch e Telegram), o Cordel Encastelado (projeto) e este blog aqui. Ainda não virou hábito para mim fazer esse tipo de marketing, tenho que avançar nisso!

Efigênia Dias, com sua crescente cordelaria Flor do Sertão; Jailson Marques, de São Sebastião, com quem fui e voltei encurtando a viagem com longas conversas; Josias de Souza, com seu trabalho de cordel evangélico; Charles Cesar, Cristóvão Augusto, Luciene Albuquerque…

O presidente da AALC Diógenes Pereira mostrou seu talento no repente também. Silvano Gabriel apareceu no sábado com sua veia de showman.

Tenho certeza que esqueci o nome de algumas pessoas. Em minha defesa, ainda tem colegas que ainda não conheço bem ou tenho proximidade e, como eu disse no início, a adesão foi bacana, com vários colegas poetas e poetisas. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa de integração do segmento e divulgação da nossa literatura! Parabéns para a organização e até os próximos eventos.

Deixe um comentário