Emicida X Nocivo Shomon

Este é mais um resgate de post do meu blog anterior. Espero que aprecie. 🙂

Conceituando… Segundo a Wikipédia, “Hip hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hops.”

Continuando, “RAP é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop.”

Dentro do RAP existe todo um universo de gírias e jargões também. O que interessa hoje para nós é a DISS: “Diss, também conhecida nos Estados Unidos como diss track (literalmente traduzida por canção de insatisfação) é uma canção criada com o único propósito de atacar verbalmente e insultar uma pessoa ou um grupo de cantores. Seu uso é frequente no hip hop.”

Se você não conhece o Emicida, a Wikipédia diz que “é considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000. O nome “Emicida” é uma fusão das palavras “MC” e “homicida”. Por causa de suas constantes vitórias nas batalhas de improvisação, seus amigos começaram a falar que Leandro era um “assassino”, e que “matava” os adversários através das rimas. Mais tarde, o rapper criou também uma conotação de sigla para o nome: E.M.I.C.I.D.A. (Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte).

Já Nocivo Shomon “é um mc, tatuador e grafiteiro brasileiro. Conhecido por um flow diferenciado e rimas rápidas, ele se tornou conhecido pelo público em 2007 com o lançamento do álbum de estreia, chamado Assim que eu Sigo.”

O Nocivo já vinha insatisfeito com Raps “modinha”, de rappers que fazem parceria com artistas pop para crescer, quando veio a primeira Diss direta pro Emicida. Como o Emicida usa o bordão “A rua é nois”, o Nocivo mandou a resposta em 2012: “A Rua é quem?”, com porradas como “Tu conta muita história pra quem tem tão pouca vida”

O Emicida respondeu com InSOMnia em 2014:

Em 2015, Shomon fechou com a parte 2 da sua Diss.

Fechando com “Enquanto a gente se ataca, ninguém defende o Brasil”, parece que a treta (pelo menos via disses) ficou em pausa por enquanto.

Links:

Deixe um comentário