AALC na FLIMAR

Este ano conheci a Festa Literária de Marechal Deodoro, a FLIMAR. O evento já tem alguns anos, mas foi minha primeira participação. Na verdade, fiz 3 participações: Ministrei uma oficina de produção de Literatura de Cordel para alunos da rede municipal (que não haviam sido atendidos pelas oficinas do mesmo tipo, que ministrei no decorrer de outubro), em um auditório na Secretaria de Saúde. Foi cedido um espaço de estande para a AALC (Academia Alagoana de Literatura de Cordel) e eu expus meus cordéis lá, principalmente no sábado (18 de novembro). Junto com o atual presidente Cícero Manual, participei do…

Continue lendoAALC na FLIMAR

Cultura Nerd na Centenário

Dias 28 e 29 de outubro ocorreu a 3ª edição do Festival da Cultura Nerd em Maceió. Foi na Praça Centenário e contou, como sempre, com vários segmentos culturais: cosplay, criadores, k-pop, swordplay... Estive lá expondo e vendendo cordéis junto com essa turma massa! Tirei uma foto com um cosplay de Aranha Escarlate, um personagem cujo surgimento eu acompanhei nos quadrinhos da Marvel na época da Abril. Um "homem-aranha alternativo" bem antes de ouvir se falar em "aranhaverso". Ficou legal a foto com ele apontando para o meu cordel "O Senhor dos Miranhas". Pena que esqueci de perguntar o nome…

Continue lendoCultura Nerd na Centenário

Doutor Estranho e o Manual do XR-III

Este mês tem dois lançamentos especiais e um terceiro, de bastidores. Estranho Magão Cordel de humor que retrata a origem do personagem Doutor Estranho, da Marvel, em uma versão alternativa e nordestina. Fiz inicialmente uma versão print-cordel, que vendi durante o Festival da Cultura Nerd em Maceió no outro fim de semana (ainda nem falei disso aqui no blog) e agora tem uma versão digital paga na loja Cordeis.com. XR-III SRD XR-III é um sistema de RPG multimodo que venho desenvolvendo há alguns anos, aplicando ideias novas e ideias antigas. O XR Zine 13 traz em 40 páginas o Documento…

Continue lendoDoutor Estranho e o Manual do XR-III

Mais Oficinas de Cordel em Marechal

Finalizei as oficinas de cordel nas escolas de Marechal Deodoro. Foram oficinas de 4 horas, divididas em dois momentos presenciais. Os resultados me pareceram muito bons, com a turma entendendo os conceitos e empolgada no segundo momento, que foi quando nós construímos versos coletivamente, revisando estrofes de quem escreveu em casa. Alguns eram bem desenrolados e pegaram logo o jeito de metrificar, seja criando versos ou corrigindo versos fora da métrica. Ganhei até um folheto com poesia sobre ser nordestino, feito artesanalmente pela aluna e poetisa Clivia Mariany. Dias 16 e 17 deste mês ocorrerão a FLIMAR e, dentro dela,…

Continue lendoMais Oficinas de Cordel em Marechal