No momento, você está visualizando Antologia de Chatbots

Antologia de Chatbots

Publiquei no começo de junho, mas apenas na Loja Cordéis, apesar de gratuito, e enviando para os inscritos no eCordel. Hoje publiquei no Archive, tornando mais prático e acessível esse trabalho a quem se interessar.

A proposta deste trabalho foi testar o conceito, usando chatbots para gerar textos para a antologia. Fiz isso como uma experimentação e tentei documentar bem os passos e o resultado. Segue abaixo o compeço do “editorial” da publicação. Para lê-lo inteiramente (incluindo a parte que omiti aqui, que fala da capa) e todos os textos, a antologia pode ser baixada gratuitamente em PDF na Loja Cordéis e no Archive.

Vozes Sintéticas

Este é o único texto de escrita humana que você verá neste ebook. A antologia Vozes Sintéticas é uma prova de conceito. Uma antologia criada a partir de textos gerados por Inteligência Artificial.

Meu trabalho envolveu planejar e conversar com cada uma das 4 Inteligências Artificiais participantes, extraindo textos delas escritos por elas mesmas ou imitando personalidades históricas.

Esta é também uma obra fictícia, lançada em 2224 no mundo de Neocan, onde se passa a novela de aventura O Último Mototáxi de Arapiraca, de minha autoria. As personalidades famosas que “participam” da antologia são na verdade personas recriados replicando as personalidades famosas. Seres artificiais construídos a partir de famosos antigos.

O propósito desta antologia é testar o conceito, vendo na prática o quanto os textos gerados por IA têm ou carecem de qualidade. O quanto a IA tem de qualidade comparada a escritores amadores ou medianos? O quanto terá no futuro? Não sabemos. Este projeto é para trazer reflexões, não respostas.

O Contexto

A todas as IAs foi apresentado o seguinte contexto inicial:

Suponha que: em 2124 aconteceu uma grande catástrofe mundial que levou à perda de metade da população. Em 2224, o mundo está bastante desenvolvido. Há tecnologia avançada. Robôs e ciborgues convivem com pessoas. Algumas cidades antigas ainda existem e existem cidades novas.

Há seres criados como pessoas artificiais, alguns têm corpo robótico, enquanto outros existem apenas na Matriz ou na Alennet, uma matriz alternativa acessível por realidade aumentada.

Os Estados Unidos se desuniram, gerando dezenas de novos países. Posteriormente, foram recriados como uma associação comercial. Os Estados Unidos hoje são como uma “União Europeia”, que abrange toda a América (incluindo a latina).

Uma editora futurista chamada Castelo do Tempo, localizada no nordeste brasileiro, pretende lançar uma antologia de obras criadas por Inteligência Artificial. Cada participante deverá oferecer um texto em prosa ou verso de até 1.000 palavras, dando voz ao que os participantes querem deixar registrado como insights, pensamentos, recados, legados e introspecções.

Cada participante deve oferecer uma minibiografia em até 100 palavras.

Os Participantes

Foram escolhidas inicialmente as IAs:

  • Aria: desenvolvida pela Opera e inclusa no navegador;
  • ChatGPT: a IA de chat mais famosa, desenvolvida pela OpenAI, a primeira a chamar a atenção e a primeira a ser criada entre as que participaram do projeto.
  • Gemini: desenvolvida pelo Google, sucedendo o projeto anterior, que se chamava Bard.

Para a 4ª IA, foi feita uma consulta à Aria e ela recomendou o Copilot, da Microsoft. Acatei a sugestão e este foi o quarteto de trabalho. O nome da obra, inclusive, foi uma sugestão da Aria.

Deixe um comentário