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Cadeira 1

Nameless R1 na Revista de RPGCON

Eu simplesmente perdi o momento em que foi lançada a revista, só hoje encontrei (e já adquiri meu exemplar virtual). Trata-se de uma revista lançada em sua primeira edição este ano, relacionada ao evento RPGCON, evento que aconteceu virtualmente e que foi muito bom, com muitas mesas e palestrar bacanas. A revista vem como "anais" de evento, trazendo bastante material e um relatório geral do evento. O microcenário para XR-III Nameless R1 foi publicado dentro da revista. É uma nova versão (para XR-III) do cenário de investigação, alienígenas e sobrenatural. Agora ele vem como um dos 3 cenários oficiais do…

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Fulano de tal, patrono Zé

Início da Campanha XMC

Biotunados foi um cenário que nasceu para ser o multiverso oficial do XR-III. XR-III é um sistema de RPG indie que venho desenvolvendo e para o qual já tem alguns microcenários prontos, como o infantil Animalia, o medieval Sete Ilhas e o cyberagreste Neocan. Um multiverso é um mundo que permite mesclar todos os mundos já criados e mais outros que possam surgir. Apresentado em sua primeira versão no Almanaque Power-Up, Biotunados gira em torno de carros construídos com motor alienígena, capazes de saltar entre planos de existência. O carro tem consciência e alguns poderes bacanas, podendo em alguns casos…

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Hippies, Tecnocratas e Sumidos

No mundo de Mochileiros Blackrook há de início dois grupos rivais: os Blackrook, que tem um jeito mais hippie, e os Whitejay, tecnocratas. Primeiro, que neste cenário existe o conceito de "superciência", aquele estudo tão avançado que permite realizações praticamente mágicas. Lucas Viveira e eu fizemos o primeiro rascunho de um aditivo para o sistema de RPG XR-III, trazendo mecânica para superciência. O aditivo se chama Mistike Amplificata e será base tanto das mecânicas do cenário que ele está desenvolvendo para seu universo ficcional de contos e romances, como para essa história minha dos mochileiros. Então o primeiro rascunho já…

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O Tio dos Diálogos

Post publicado inicialmente no blog antigo, no início de 2019. Estava revisando Escarlate III quando me deparei com uma inovação estilística de que nem me lembrava mais. Tem a ver com diálogos. Existerm várias formas de expressar diálogos em um texto, isso é fato. Qual a melhor? Depende. Para texto teatral, por exemplo, é bom o formato com o nome do personagem antes da fala: A sala está montada com uma iluminação parcialClarice: E aí? O que você tinha para me dizer?Celso: Para quê a pressa? Podíamos aproveitar melhor o vinho antes de entrar nesse assunto. Para quem não lembra…

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Vivaldi Timer

Uso o Vivaldi já há um bom tempo. Para quem não conhece, é um navegador web com várias funcionalidades interessantes. A que euconsidero melhor é sua maleabilidade. Dá pra mudar muita coisa na configuração e deixá-lo adaptado para você. Por exemplo: a barra de abas pode ser colocada como um painel lateral. Dia desses, clicando no relógio (ele tem um relógio na barra de status, junto com várias outras funcionalidades interessantes) em busca de um calendário encontrei um timer. Dá pra usar técnicas como Pomodoro usando o próprio navegador! Sobre o calendário, não tem no relógio, mas ele traz hoje…

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Outubro de Cordéis e Contos

Em outubro os meus três lançamentos foram dois cordéis e um conto. Também lanço hoje a edição 34 do Cordel Encastelado, uma coletânea de 6 cordéis (cada um de um autor diferente) falando do nosso país. Romance de Zé e Valentina Seguindo aquele roteiro clichê de troca de corpos (ou de mentes), o Romance de Zé e Valentina apresenta duas pessoas que não se conhecem - Zoé e Valentim. Os dois certo dia acordam no corpo um do outro. Então começa a confusão: um quer descobrir o que aconteceu e voltar ao normal enquanto o outro só quer curtir. Romance…

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Jasmim em Clube de Leitura

Quem ainda não leu minha primeira novela de aventura - Jasmim - tem uma boa oportunidade. Este mês, no Clube de Leitura organizado pela ACALA e UBE Arapiraca, Jasmim é um dos dois títulos propostos. O livro pode ser adquirido na Amazon ou Dungeonist, em versão paga, com contos e outros anexos; mas também está disponível de forma gratuita! Quem tiver interesse, basta preencher o formulário do clube, ler o livro e aparecer dia 24 na videoconferência de debate sobre as obras lidas. Até lá! :-)

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A Régua da Poesia

Publicada no site antigo em 2018. Poesia não são só palavras colocadas num papel. Quer dizer, os dadaístas podem até defender essa concepção de poesia… Mas poesia envolve algumas técnicas e artimanhas. A mais conhecida, claro, é a rima. Classicamente tem também a métrica. Acontece que a métrica não é presente em todos os tipos e poesia, nem funciona sempre do mesmo modo quando saímos da Academia para o mundo real. O que venho percebendo nesse ponto é que poesia geralmente tem uma régua, uma medida para a declamação. A medida clássica é a métrica, mas não é a única.…

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Legitimidade Cultural

É um erro gigantesco e antigo, não apenas recorrente mas insistente, esse costume de intelectuais de se meterem a julgar o que é Cultura, o que é válido. A percepção do que é artístico e o que não é é altamente subjetiva. Às vezes chega a parecer cristalinamente clara, outras nos deixa em grande dúvida. O principal problema desse julgamento é que, sendo subjetivo, está à mercê de todos os nossos preconceitos e visão de mundo. Não me entenda mal. Eu já fui assim de querer separar a arte em duas. É frequente essa tentativa de classificar tudo em cultural…

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Contribuição Inesperada para o Cordel

Quem acompanha minimamente o cenário da Literatura de Cordel contemporânea bem sabe que em 2018 ela passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fato curioso é que o Cordel do Software Livre, de minha autoria, teve um pequeno papel de contribuição, sendo citado no parecer do conselheiro Ulpiano T. Bezerra de Meneses, favorável ao processo que solicitava tal reconhecimento. Só vim ter ciência disso por acaso ano passado, o que me deixou muito feliz. Quem tiver curiosidade, todo o parecer está disponível no site do IPHAN.

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