Você está visualizando atualmente Saudem o Cyberagreste

Saudem o Cyberagreste

Este texto foi publicado inicialmente em 2019 no antigo site. De lá pra cá o cenário Neocan (Lampião Elétrico) ganhou forma e ganhou até uma novela de aventura própria: O Último Mototáxi de Arapiraca! A imagem que ilustra esse repost foi feita pelo meu amigo Santhiago como referência à história, mais precisamente sobre um certo quadro citado logo no começo.


Através da recomendação do Quiof, do blog Quadripop, conheci o canal Fantasticursos e, mais especificamente, o vídeo 15 da série Mundo Punk, que tem por lá. O tema? O que é Amazofuturismo e Cyberagreste.

Sabe o que seria o Cyberagreste? A mesma pegada que tentei aplicar ano passado com o cordel Lampião Elétrico! Claro, cada autor varia em elementos e visão do mundo, mas o conceito básico é misturar elementos culturais do Nordeste (puxados principalmente pelo cangaço, temática recorrente e sempre forte nas ficções de aventura e ação) com elementos de ficção científica. Basicamente.

No Lampião Elétrico, o mundo de 200 anos à frente tem ciborgues, carros que voam (isso é sempre legal! No meu caso, eles são chamados de helicarros). Lampião Elétrico é líder do bando e é um ciborgue de pouco papo e muita violência, mas de palavra, do seu jeito. Miss Maria além de gata é hacker.

Se você ainda não conhece esse cordel que, tendo 46 setilhas, não tem espaço pra um enredo longo ou sofisticado demais, ele está disponível impresso (para compra diretamente comigo) ou como ebook na Amazon.

Se o tema também te interessa (adorei essa vertente do cyberpunk), veja o vídeo também! Ah, se não conhecem não deixem de visitar também o Quadripop, que tem artigos de altíssimo nível e não restritos ao mundo dos quadrinhos.

A ilustração do post é do Vitor Wiedergrun, ilustrador cyberagrestino. Vejam também o excelente trabalho dele!

Deixe um comentário